Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Historia e Cultura
A cultura de um povo, de um grupo encontra-se em seu passado. É por meio dele que descobrimos a forma de vida de nossos antepassados, seus hábitos alimentares, maneiras de se relacionar e interagir com o meio em que estava inserido.
 

Isto é aparente na Rota dos Tropeiros a qual foi quase que totalmente construída por estes, que passavam pela região a caminho de Sorocaba, deixando seus hábitos aparentes até os dias de hoje. A Rota dos Tropeiros não é apenas um caminho que corta os espaços: ela é também um organismo vivo da história e da memória do povo brasileiro, representado pelo seu patrimônio riquíssimo.

 Tudo está disponível aos olhos do visitante, que poderá se deslumbrar com os casarios antigos e museus de Castro, Campo Largo, Lapa, Tibagi, Jaguariaíva, Arapoti, Carambeí, Balsa Nova, Palmeira, Porto Amazonas e Rio Negro. Em todos esses locais é possível apreciar a maravilhosa gastronomia composta por comidas típicas, cafés coloniais, doces artesanais, alimentos orgânicos e vinhos de colônia. Festas populares são outras maneiras interessantes de se conhecer a cultura de um povo. Na Rota dos Tropeiros os visitantes também não podem perder as festas populares, ricas em tradição e alegria, como a Münchefest em Ponta Grossa (novembro), a Festa de São Benedito na Lapa (dezembro) e o consagrado carnaval de Tibagi. Para não voltar para casa apenas com lembranças, não deixe de adquirir os artefatos do riquíssimo artesanato desses locais.
 
 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®